Valéri Vassílievitch Lunin
(1940-2020)
Valéri V. Lunin foi um notável cientista, professor e gestor acadêmico, que dirigiu a Faculdade de Química da MGU por mais de 25 anos (1992–2018) e se tornou seu primeiro presidente; era acadêmico da RAN.
A vida de Lunin esteve intimamente ligada à Universidade de Moscou: ingressou como calouro em 1957 e percorreu toda a carreira — de estudante e engenheiro a professor, chefe de departamento, decano e presidente.
Ele desempenhou papel decisivo na preservação e no desenvolvimento do ensino de química na Rússia. Graças, em grande parte, aos seus esforços, criou-se um sistema de atração de jovens talentos de todo o país e fortaleceu-se o movimento internacional de olimpíadas de química, no qual a MGU ocupa posição central. Durante seu decanato surgiram novos departamentos e laboratórios, enquanto antigas tradições foram mantidas e outras, criadas. Ainda como aluno do quarto ano, em 1966, Lunin foi um dos idealizadores da festa “200 Anos do Hidrogênio”, que deu origem ao hoje famoso Dia do Químico.
Reconhecido mundialmente na catálise heterogênea e na química de superfícies, Lunin fundou escolas científicas que contam centenas de discípulos. Até seus últimos dias liderou o Departamento de Química Física. É uma referência para todos os professores de química da Rússia e dos países da antiga URSS, deixando um legado que seus alunos continuarão a honrar.